quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Jugo de Cristo





"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de
coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave
e o meu fardo é leve."
Mt. 11. 29, 30 (ACF)



O jugo era posto antigamente sobre os bois e, com a força destes bois, a terra era preparada para o plantio. Ora, um boi sem experiência nao vai trabalhar da maneira como o senhor da terra deseja; assim, um boi mais experiente dividia o jugo (lado a lado) com o boi menos experiente, de modo que o segundo aprendesse com o primeiro quantas horas por dia deveria trabalhar, qual caminho a seguir, em que direção... Quando o boi inexperiente desejasse parar e nao fosse ainda hora de parar, o boi mais experiente o incentivaria a prosseguir até onde deveriam e até a hora em que deveriam trabalhar durante o dia.

Será que não é assim conosco? Hoje em dia as pessoas têm uma ideia de evangelho fácil, em que vamos à igreja, recebemos bênçãos e vamos para casa, vamos para o trabalho, ganhamos muito dinheiro, adquirimos bens... Como se tudo que tivéssemos a fazer sobre esta terra fosse ter vida abundante de acordo com os padrões humanos.

Não queremos, com isso, dizer que somos contra viver confortavelmente. Apenas queremos esclarecer quais são nossas prioridades. Quando Cristo deixa de ser prioridade, há algo errado.


"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas
coisas vos serão acrescentadas".
Mt. 6.33 (ACF)



Na verdade é bem simples: Jesus está do nosso lado para nos direcionar enquanto estamos preparando esta terra para que Ele venha!

Temos um trabalho, embora não gostemos de falar em jugo, em trabalho, mesmo que o jugo de Cristo seja leve e seu fardo suave. Realmente, não fazemos nada por cobrança, por demandas humanas, mas por amor do tipo amor de Cristo, é Ele que nos impele a caminhar mais uma milha, a avançar, a perdoar a ofensa, a anunciar o evangelho mesmo quando não estamos tão dispostos a sair de nossa zona de conforto. É claro que não nos é pesado o que fazemos em amor. Será que Cristo achou pesado demais morrer naquela cruz? Sacrificar seu bem estar em favor de tanta gente não merecedora? De jeito algum. Ele levou todo o peso, ele caminhou todo este caminho levando toda a carga por nós.

Hoje, com Ele caminhamos esta carreira, nos preparando (sendo santificados, crescendo na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador) e preparando a terra (anunciando o evangelho de Cristo) para que Ele venha.

É Ele que nos ajuda a suportar a caminhada, a vencer as tentações, foi Ele que intercedeu por nós antes mesmo da cruz e continua a interceder por nós, para que prossigamos e vençamos a carreira proposta (Hb. 12.1).

Tomar o jugo de Jesus significa nada mais do que caminhar em comunhão com Ele, lado a lado, num mesmo propósito, sabendo que Ele nos conhece, e não passaremos por nada além do que podemos suportar, pois tudo aquilo que não podíamos suportar Ele mesmo já suportou por nós!

Tome um tempo para meditar acerca disto e então agir, e certamente verá transformação. Se acha que está levando todo o peso sozinho, divida com Ele - basta olhar para o seu lado, Ele está aí. Se não sente que está vivendo para o que nasceu, Cristo está bem do seu lado, esperando para poder caminhar contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário