sábado, 8 de janeiro de 2011

Unidade




Temos hábito de dizer “vamos à igreja”. Temos uma idéia institucionalizada com base na nossa cultura para algo que não tem este significado que atribuímos. Assim sendo, vamos conhecer um pouco mais para entendermos em que Deus pensou quando nos chamou.

ἐκκλησία (ekklesia) – significa “chamados”. Ora, quem foi chamado o foi de um lugar para outro, de uma realidade para outra. Estávamos nas trevas, no pecado, na morte. Em Cristo, ou por Cristo, fomos chamados para fora deste lugar de morte e para um lugar de vida. Este lugar de vida é o Corpo de Cristo, que é O cabeça.


“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os
membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a
Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer
judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado de beber
de um único Espírito.

O corpo não é feito de um só membro, mas de
muitos. Se o pé disser: ‘Porque não sou mão, não pertenço ao corpo’, nem por
isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: ‘Porque não sou olho,
não pertenço ao corpo’, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o
corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo corpo fosse ouvido, onde
estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a
Sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há
muitos membros, mas um só corpo.

O olho não pode dizer à mão: ‘Não preciso de você!’. Nem a cabeça dizer aos pés: ‘Não preciso de vocês!’. Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos ser menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos tratamos com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.

Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.”

1Co. 12.12-27


Assim somos nós. Somos um ‘corpo’ se pensarmos num universo menor (igreja local). E somos corpo de Cristo no contexto maior de igreja de Cristo, Noiva.

Pensemos em como um corpo se comporta. Paulo diz aos Coríntios que todo o corpo é importante e necessário, cada uma de suas partes. E ainda disse que se um membro sofre, todos com ele sofrem; da mesma forma, se um membro é honrado, todos se alegram com ele.

Ora, um corpo não pode ‘funcionar’ se não houver um objetivo comum, se a cabeça não enviar ordem aos membros, se o sangue que corre numa parte do corpo não correr nas outras partes também.

Assim, entendemos que somos um, e que Deus deseja é unidade. De outra forma, as coisas não vão acontecer! Sem unidade, não seremos nós igreja que avançaremos contra as portas do inferno (que de acordo com a Palavra, não prevalecerão contra nós – SE estivermos unidos, acrescetemos).

As pessoas que competem em remo só vencerão se todos no barco remarem juntos, movendo-se e numa mesma direção e com um mesmo alvo. De outra forma, se verão em círculos, embora se esforcem e por algum tempo pensem que estão chegando a algum lugar. Nós, da mesma forma,


“uma vez que cercados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o
que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a
corrida que nos é proposta”
Hb. 12.1


O que nos atrapalha hoje? Talvez uma sociedade que nos diz que o correto é viver o cada um por si? Um mundo capitalista e consumista que despreza amor e amizade? A religiosidade? Convenções? Pode ser, pois este mundo difere em muito dos padrões de Cristo!



“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim,
por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me
enviaste. Dei-lhes a glória que Tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e Tu em mim. Que eles sejam levado à plena unidade, para que o mundo saiba que Tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.”
Jo. 17.20-23



Vemos que Jesus intercedeu por nós antes que fosse à cruz, para que nele e em Deus fôssemos um. Para que vivêssemos plena unidade por causa do amor dele por nós e por aqueles que serão alcançados através de nós.

Jesus também intercedeu por nós para que pudéssemos interceder por nossos irmãos, pelas outras partes do corpo, para que da mesma forma que amamos a nós mesmos e de nós mesmos com tanto apreço temos cuidado, cuidemos das outras partes do corpo; sofrendo quando sofrem, nos alegrando quando se alegram, certos de que o mesmo sangue derramado na cruz por eles também o foi por nós.

Que da mesma forma que reagimos instintivamente ao recear sermos feridos em nosso corpo, quando involuntariamente protegemos determinada parte, da mesma forma, protejamos o corpo que somos em Cristo, cuidando uns dos outros em amor, a despeito do que nos ensina a sociedade, a mídia, ou a ‘religião’.

Oremos uns pelos outros, nos interessemos em amor pelo que o outro tem a dizer, nos aproximemos, para que vivamos o amor que, muitas vezes, parece estar adormecido em nosso interior. É para isto que fomos chamados. Para sermos um, para vivermos em amor.



“revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”
Cl. 3. 14, 15


Um comentário:

  1. HOJE VIVEMOS UMA SOCIEDADE CORROMPIDA, GRANDES EMPRESAS FALINDO POR FALTA DE ENTENDIMENTO SOBRE TRABAHO EM EQUIPE, ESCOLAS SENDO DESTRUIDAS POR FALTA DE PENSAMENTOS COMUNS...
    PIOR COISA É QUANDO VEMOS QUE ATÉ MESMO NA CASA DE DEUS ALGUMAS PESSOAS AINDA INSISTEM EM ANDAR SEGUNDO SUA PRÓPRIA VONTADE. QUE O SENHOR MUDE OS CORAÇÕES E TRANFORME ESTA GERAÇÃO.

    ResponderExcluir