terça-feira, 20 de março de 2012

Com os olhos no espelho retrovisor



Nossa vida é uma estrada. Estamos avançando rumo a um destino e, ao longo do caminho, passamos por determinados obstáculos.

Por certo não atravessamos somente quilômetros e mais quilômetros de estradas bem pavimentadas e tão regulares que raramente sentimos uma oscilação em nossas vidas. Bem pelo contrário!

Há momentos em que os solavancos e obstáculos são tantos, que muitas vezes gostartíamos de descer e sentar ao lado da estrada. Mas não temos como sentar e deixar a vida passar adiante de nós. Já que estamos aqui, façamos o melhor com o que Deus nos deu. Aproveitemos a bênção que é viver, não importando o estado da estrada, mas aquele que desenhou o 'veículo' (que somos nós), bem como todo o percurso.

Há períodos em que passamos muito tempo com os olhos no espelho retrovisor.
O espelho retrovisor nunca mostrará o que vem adiante, apenas o que já passou, já aconteceu. Mas até que ponto é bom que fiquemos presos aos fatos do passado?

Há quem se prenda a pessoas que não fazem mais parte da vida, mas não tem conseguido lidar com a perda; outros, com um evento tão chocante, que não conseguem deixar de olhar para trás e reviver aquele momento. Há aqueles que se prendem a uma ofensa sofrida, outros a uma ofensa feita a alguém. Há quem se prenda a uma rejeição do passado, a um tratamento desigual, a uma injustiça... A lista daquilo que enxergamos pelo retrovisor é bem longa, mas algo deve ser ressaltado:

QUANDO OLHAMOS SOMENTE PARA O QUE ESTÁ APARECENDO NO ESPELHO, POR MAIS QUE DEMOS (OU TENHAMOS) A IMPRESSÃO DE ESTARMOS OLHANDO PARA FRENTE, NÃO O ESTAMOS FAZENDO, E MAIS, NÃO ESTAMOS APROVEITANDO A VIAGEM QUE DEUS NOS PROPORCIONOU.

Enquanto nos ocupamos com o que nos prende ao passado, perdemos de viver o presente, e não teremos capacidade de pensar, de desejar nada para o futuro. Mas é importante entender que Deus nos dá cada dia que chamamos de presente como exatamente isto - uma dádiva!


"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo."
Is. 43:18,19


É claro que não é fácil de uma hora para outra mudarmos de opinião e focalizar o que está adiante. Isto exigirá um esforço consciente para que sejamos tranformados de dia em dia.

      "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
      Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
     Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,
     Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
     O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos."
     Salmos 103:2-6


Um primeiro passo é termos claro quem é Deus para nós. Se Ele é quem nos resgatou, quem nos ama e nos presenteia com a vida a cada momento, como não agradecê-lo vivendo?

Se os olhos que fitam o retrovisor enxergam um pecado cometido contra si, ou pecados que cometeu, eles podem ser perdoados. Primeiro porque o SENHOR JEsus nos diz para perdoarmos ao próximo para sermos perdoados, para amar ao próximo como a nós mesmos. Desta forma, não desejaremos para o outro o que não queremos para nós, e teremos a consciência de que em misericórdia o SENHOR age para conosco para que sejamos misericordiosos para com os que pecaram contra nós.

Se o pecado é daquele que olha para o retrovisor com olhos de remorso, de culpa, ouça a voz do Único Deus, amoroso e que está pronto a perdoar:


"Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.
Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.
Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem."
Sl 103:8,10,12-13



Às vezes somos tão severos conosco mesmos, que recusamos o perdão do SENHOR para nossas vidas. É bom meditar na Palavra de Deus - que nos orienta na estrada -, mudar nossos padrões e forma de enxergar, aprender a deixar de olhar para trás.

Há um caminho tão lindo adiante de cada um de nós, mas não poderemos apreciá-lo verdadeiramente enquanto estivermos com os olhos fixos no retrovisor. Nosso olhar fixo no que passou não nos permite focalizar no que está adiante de nós a cada metro da estrada.

Tire os olhos do retrovisor, pare de olhar para o que já passou. Deixe o passado ser apenas isto: passado. As coisas pelas quais passamos servem para referência, para aprendizado, experiência para o que nos aguarda. O que Deus tem para nós é maravilhoso, o que falta é aprendermos a apreciar e a ser gratos.

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
Jr 29:11


Aproveite o caminho, até o dia de chegar em casa e encontrar-se com seu Pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário